Exercícios de respiração
Acredite, a respiração tem um papel fundamental no relaxamento! Quando estamos ofegantes ou inalando e expirando em intervalos muito curtos, nosso corpo tende a se agitar.
Logo, se você segue o caminho contrário e aumenta o tempo de inspiração e expiração, a tendência é que seu corpo se acalme e diminua o ritmo. Tente fazer esse exercício:
1º Faça cinco (05) respirações profundas
2º Identifique quatro (04) objetos no local que estiver que você possa tocar
3º Preste atenção em três (03) sons que possa ouvir naquele momento
4º Pense em dois (02) cheiros que esteja sentindo
5º Por fim, um (01) item que possa sentir o gosto
6º Ao final do ciclo, respire profundamente mais cinco (05) vezes
Esse é um ritual que pode te ajudar a ficar mais focado no presente e te distrair de possíveis preocupações que estejam passando pela sua mente.
Meditação
Se fazer exercícios de respiração por conta própria soa como algo difícil, você pode tentar fazer meditações guiadas. Existem muitas opções disponíveis online, é só escolher a que preferir.
Se tiver interesse, o yoga nidra também é uma opção! A ideia é ter um sono consciente, em que o corpo relaxa e a mente responde aos comandos da pessoa que estiver conduzindo a prática. Também há muitas opções online para você tentar fazer para dormir.
Lista de pendências
Se você estiver pensando nas suas obrigações, dificilmente vai relaxar. Uma boa dica é escrever em um papel tudo o que você precisa fazer e deixar próximo a sua cama. Isso pode te ajudar a se sentir mais tranquilo e relaxar.
Se perceber que escrever é uma boa forma de extravasar os pensamentos, talvez seja uma boa ideia colocar no papel seus sentimentos e o que mais pode estar te angustiando.
Alivie a tensão muscular
Essa é outra opção de relaxamento, desta vez, para “destravar” a tensão muscular com o estresse do dia a dia.
Respire profundamente por cinco a dez segundos e, enquanto isso, contraia os músculos das pernas. Em seguida, expire fortemente e relaxe os músculos. Faça esse mesmo exercício com os braços, mãos e até a face.
Não deu certo? Levante!
Se nenhuma das tentativas acima deu certo, levante da cama e faça algo que te distraia – ler, interagir com o pet, entre outros. Mas atenção! Se sua distração for olhar redes sociais, essa pode não ser a melhor opção devido à exposição excessiva à luz azul do celular, que atrapalha o sono.
Nós já explicamos sobre a luz azul em outros post aqui do blog, que tal reler?
Aproveite para aprender mais como dormir melhor e quais tratamentos pode fazer caso esteja sofrendo com insônia!