Independente de qual é sua meta de emagrecimento, você provavelmente precisará repensar alguns comportamentos para ter uma vida cada vez mais saudável. É aqui que esse monitoramento entra: quando você presta atenção nas suas ações (ex. alimentação e regularidade de atividades físicas) e as suas consequências (transformações no peso e nas suas medidas) é que você entende o que precisa mudar ou não no seu comportamento.
Quem monitora, emagrece mais
Uma pesquisa comportamental descobriu que pessoas que monitoraram com mais detalhes sua alimentação perderam até 7% do seu peso em 1 ano e meio de estudo.
Por outro lado, os participantes que optaram por não acompanhar a alimentação tiveram mais dificuldade em emagrecer e, em alguns casos, ganharam mais 7% do peso no mesmo período.
Por que isso acontece?
Em primeiro lugar, porque isso te dá maior consciência sobre todos seus hábitos e comportamentos. Isso quer dizer que é mais fácil para identificar pontos de melhoria – o que facilita a ter um progresso mais linear.
Por exemplo, você pode perceber que come excessivamente quando está estressado ou que tem a tendência de pular a prática de atividades físicas na correria do dia a dia. Ao identificar esses comportamentos, você pode pensar em estratégias para contornar a situação – tentar encontrar formas para relaxar e reorganizar os treinos para que se encaixem na sua rotina.
Mas antes de começar, queremos te dar um dica: seja gentil com sua jornada. Você vai precisar ser paciente e respeitar o seu tempo para chegar até onde quer. E, claro, celebre as pequenas vitórias para se manter motivado ao longo do caminho!
Mão na massa
No último artigo, você aprendeu sobre como definir suas metas a curto e longo prazo. Agora, é hora do próximo passo: pense nas suas metas e use as perguntas a seguir para decidir como vai monitorar seu progresso.
⚡️ Para monitorar, você vai precisar definir:
- Onde isso vai ser feito? (Com seu programa de emagrecimento da MANUAL, você pode fazer isso na área logada)
- Com qual frequência vai precisar monitorar?
- Como você se manterá motivado com sua jornada? (ex. falando com frequência com um nutricionista)
Já deu para perceber que o monitoramento do seu progresso é uma ajuda e tanto para ter bons resultados, não é? No próximo artigo, voltaremos com mais dicas para sua jornada de emagrecimento!
Peterson ND, Middleton KR, Nackers LM, Medina KE, Milsom VA, Perri MG. Dietary self-monitoring and long-term success with weight management. Obesity (Silver Spring). 2014 Sep;22(9):1962-7. doi: 10.1002/oby.20807. Epub 2014 Jun 13. PMID: 24931055; PMCID: PMC4149603.