Emagrecimento

Quer dormir melhor? É hora de incorporar alguns hábitos!

No artigo anterior, te mostramos como melhorar sua rotina noturna para ter uma boa noite de sono. Mas, como tudo que fazemos ao longo do dia impacta nossos momentos de descanso, achamos interessante também passar por outros hábitos que você pode incorporar para ter um sono de qualidade e acordar disposto no dia seguinte. Confira!

clinician image
Aprovado por
Equipe médica
iconÚltima atualização 30 de agosto 2023
lego blocks

Aproveite a luz solar

Nosso corpo tem um mecanismo próprio responsável por regular nosso sono (além de várias outras atividades que nosso organismo realiza) e a luz natural é um dos fatores que impactam esse “sistema”.

Se você já acompanha nosso blog há um tempo, sabe que a melatonina, o hormônio do sono, é produzida no escuro, ou seja, quando não há exposição à luz.

Da mesma forma, quando nos expomos à luz solar ao longo do dia, essa produção diminui – o que indica ao nosso corpo que é hora de despertar.

Por isso, é tão importante que você tenha contato com a luz natural ao longo do dia! Alguns minutos já fazem toda a diferença no seu dia! 🙂

Exercite-se com frequência

Já é mais do que comprovado que se exercitar regularmente pode melhorar sua qualidade de sono e diminuir o tempo necessário para relaxar e dormir. E quando dormimos bem temos mais disposição para as atividades diárias, inclusive, para se exercitar. Ou seja, só tem vantagens!

Vale lembrar que é interessante adaptar o tipo de exercício a hora do dia. Isso porque pesquisas mostraram que fazer exercícios intensos até três horas antes de dormir pode impactar negativamente o sono, já que esse tipo de atividade aumenta o ritmo cardíaco, a temperatura corporal e os níveis de adrenalina.

Então, se o melhor horário para você se exercitar é mais para o fim do dia, considere fazer exercícios com menor intensidade, como o yoga, já que tendem a trazer mais benefícios para seu sono.

Cuidado com o consumo de cafeína

É difícil encontrar alguém que goste de tomar café de noite, perto da hora de deitar. Mas, é importante ficar atento por mais horas para garantir que seu cafezinho não afete seu sono.

O que acontece é que a cafeína bloqueia a ação da adenosina, um neurotransmissor que diminui o ritmo no corpo e que nos deixa sonolentos. Além disso, ela tem a meia vida de cinco a seis horas, ou seja, se você tomar um café ao meio dia, a cafeína ainda estará atuando no seu corpo por volta de seis horas da tarde.

Resumindo, é uma boa ideia reduzir o nível de cafeína consumido durante a tarde, ou pelo menos a partir de seis horas antes de deitar. Lembrando que a substância não está só presente no café, mas também em chás como o chá preto, chá mate, chá verde e no refrigerante de cola, ok?

Sonecas

Elas podem ser benéficas ou não para seu corpo, tudo depende de quando e por quanto tempo você tira cada uma.

Entre 10 e 30 minutos, o cochilo pode ajudar o corpo a “restaurar”, sem comprometer o sono da noite. Se esse tempo se estende, o descanso pode ser prejudicado.

Além disso, é importante prestar atenção ao momento em que você vai tirar um cochilo. Por exemplo, se você costuma se deitar as 22h30 e tira um cochilo as 18h, as chances de ter dificuldades para dormir são grandes. Por isso, em geral, recomenda-se tirar sonecas até 14h.

Mão na massa ⚡️

Na próxima semana, tente adicionar esses pontos no seu dia para dormir melhor:

  • Caminhar pela manhã ao ar livre
  • Evitar tomar bebidas com cafeína no fim da tarde ou noite
  • Se for tirar um cochilo, tente dormir entre 10 e 30 minutos
  • Optar por exercícios com intensidade moderada perto de dormir

Nós vemos no próximo artigo!

Nós utilizamos cookies para analisar dados e personalizar sua visita, saiba mais em nossa política de privacidade