O que é e para que serve?
O Ozempic é um medicamento originalmente utilizado no tratamento da diabetes tipo 2, que passou a ser prescrito de forma off-label em tratamentos para emagrecimento, por ter se mostrado bastante eficaz no auxílio da perda de peso.
Em um estudo, os participantes que utilizaram semaglutida, o princípio ativo do Ozempic, perderam até 14,9% do peso inicial ao final de 68 semanas. Além disso, em diversos estudos, a semaglutida mostrou-se bastante efetiva para o emagrecimento sendo, inclusive, considerada a mais eficaz quando comparada a princípios ativos de outros medicamentos para perder peso.
Como funciona? Qual mecanismo de ação?
O Ozempic faz parte dos medicamentos do tipo GLP-1. Essa sigla é o nome de um hormônio produzido naturalmente pelo intestino quando terminamos de comer para indicar saciedade.
Ou seja, as medicações dessa classificação funcionam “imitando” a ação do GLP-1, o que quer dizer que elas enviam sinais para o cérebro fazer o corpo se sentir mais satisfeito e com menos fome, além de ter outras funções como “atrasar” o esvaziamento do estômago.
Com o uso dessas medicações, a tendência é que a pessoa coma menos, e assim, que ingira menos calorias, o que ajuda no emagrecimento.
Mas atenção! Um emagrecimento saudável não pode (e nem deve) depender apenas de medicações como o Ozempic. Pelo contrário, ele deve acontecer com a ajuda de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e com a prática frequente de atividades físicas. Isso sim vai promover uma perda de peso saudável e que consiga se mantida a longo prazo.
Como usar?
O Ozempic é um medicamento injetável (uso subcutâneo – na pele), que costuma ser prescrito para uso semanal, de preferência mantendo o mesmo dia de aplicação. As doses também variam ao longo do tratamento, evoluindo aos poucos.
Todos esses pontos devem ser definidos por um médico, que vai te orientar como usar e quais mudanças na sua rotina devem ser feitas para um emagrecimento saudável.
Para quem é indicada?
Como adiantamos, o Ozempic é um medicamento inicialmente indicado para pessoas com diabetes tipo 2. Com o uso difundido para o emagrecimento, a medicação também passou a ser prescrita por médicos para pessoas com o IMC > 30 ou IMC > 27, com algumas condições, como pressão alta.
Quais são os efeitos colaterais? Quanto tempo duram?
Qualquer medicação pode ter efeitos colaterais e com o Ozempic não é diferente, mas geralmente, quando essas reações acontecem, costumam ser leves e passageiras. Os efeitos colaterais mais relatados são diarreia, náuseas e outros distúrbios gastrointestinais.
Em relatos mais raros estão alteração no gosto de alimentos, indigestão, gases, azia, hipoglicemia, inflamação no estômago, dores e inchaço no abdome, tontura, cansaço, pedra na vesícula, aumento de enzimas hepáticas, aumento dos batimentos cardíacos, complicações na doença do olho diabético e em casos ainda mais raros, reações alérgicas mais graves.
Tem contraindicações?
O Ozempic não deve ser utilizado por pessoas que tenham alergia ao seu princípio ativo, a semaglutida.
Além disso, em alguns casos o uso da medicação deve ser feita com maior cuidado, são elas: diabetes tipo 1, dor abdominal grave e contínua, hipoglicemia, doença do olho diabético (retinopatia).
Também é importante ter atenção em caso de pessoas que estejam utilizando outros medicamentos com varfarina (ou outros medicamentos que podem diminuir a coagulação do sangue) ou ainda por mulheres grávidas, que pretendam engravidar ou que estejam amamentando.
Esse medicamento é para mim?
Isso só um médico especializado poderá dizer. O Ozempic tem se mostrado bastante eficaz no emagrecimento, mas como qualquer medicamento, ele deve ser utilizado apenas sob prescrição médica para garantir um uso seguro, que te ajude com seus objetivos de emagrecimento.
Atenção:
- O uso de medicamento poder trazer risco a saúde. Não use qualquer medicação sem avaliação e orientação do médico. Consulte o médico.
- O Ozempic é um medicamento com uso off-label para emagrecimento no Brasil.
- Essas informações são de artigos científicos com finalidade meramente educativa. Não faça automedicação.
- Rubino, D., Abrahamsson, N., Davies, M., Hesse, D., Greenway, F. L., Jensen, C., Lingvay, I., Mosenzon, O., Rosenstock, J., Rubio, M. A., Rudofsky, G., Tadayon, S., Wadden, T. A., Dicker, D., & STEP 4 Investigators (2021). Effect of Continued Weekly Subcutaneous Semaglutide vs Placebo on Weight Loss Maintenance in Adults With Overweight or Obesity: The STEP 4 Randomized Clinical Trial. JAMA, 325(14), 1414–1425. https://doi.org/10.1001/jama.2021.3224
- Wilding, J. P. H., Batterham, R. L., Calanna, S., Davies, M., Van Gaal, L. F., Lingvay, I., McGowan, B. M., Rosenstock, J., Tran, M. T. D., Wadden, T. A., Wharton, S., Yokote, K., Zeuthen, N., Kushner, R. F., & STEP 1 Study Group (2021). Once-Weekly Semaglutide in Adults with Overweight or Obesity. The New England journal of medicine, 384(11), 989–1002. https://doi.org/10.1056/NEJMoa2032183
- Xie, Z., Yang, S., Deng, W., Li, J., & Chen, J. (2022). Efficacy and Safety of Liraglutide and Semaglutide on Weight Loss in People with Obesity or Overweight: A Systematic Review. Clinical epidemiology, 14, 1463–1476. https://doi.org/10.2147/CLEP.S391819