O que é?
O Efeito Shedding é um processo que pode acontecer durante as primeiras semanas do tratamento com Minoxidil. Quando ele ocorre, muitas pessoas tem a impressão de que o cabelo está caindo mais, mas você vai ver que na verdade, isso é um sinal de que o tratamento está acontecendo.
Como e por que acontece?
E, para que saiba melhor o porquê ele acontece, você precisa entender um pouco o ciclo de crescimento do cabelo! Por aqui, é importante que saiba que ele é divido em três fases – e cada uma tem sua importância para a saúde dos fios.
- Anágena: é a fase que o cabelo está crescendo. Esse processo dura de três a dez anos.
- Catágena: aqui, a produção do cabelo é interrompida durante uma e três semanas.
- Telógena: fase que os fios ficam em “repouso” até que a fase anágena comece novamente. Com isso, os fios caem para que novos cresçam.
Pode soar um pouco estranho, mas a verdade é que nem todos os fios de cabelo estão na mesma fase desse ciclo. Isso explica o fato de que, em cabelos saudáveis, caem cerca de 60 a 100 fios por dia – e isso não faz as pessoas ficarem com menos cabelo.
Bom, mas o que o Minoxidil tem a ver com isso (e o efeito shedding também)?
O Minoxidil age no ciclo capilar, sendo o responsável por acelerar a queda dos fios “velhos”, que estão mais finos e fracos, para que cresça um novo cabelo, dessa vez, mais forte e saudável. É por isso que em alguns casos o efeito shedding acontece e, na verdade, ele não é a queda do cabelo, mas sim a troca dos fios.
Quando ocorre e quanto tempo dura?
O normal é que o efeito shedding aconteça apenas entre a 2ª e a 8ª semana de uso do Minoxidil, ou seja, até mais ou menos o segundo mês de tratamento. Se os sintomas persistirem por muito tempo, é importante que peça a ajuda de um médico para entender porque isso está acontecendo!
Por que é um sinal positivo sobre o tratamento?
Bom, essa “queda” – que, na verdade, é uma troca de fios – demonstra que o remédio para calvície já está fazendo efeito no seu couro cabeludo e que, dentro de um tempinho novos fios vão começar nascer.
Só acontece com o Minoxidil?
Sim! O Minoxidil é o único tratamento para calvície que age diretamente no ciclo do crescimento do cabelo e, por isso, é o único que pode causar o efeito shedding. Mas se você chegou até aqui já entendeu que não é um motivo para se preocupar, né?
O que acontece depois dele? Quando os resultados do Minoxidil começam a aparecer?
Depois do primeiros meses do uso do Minoxidil – e da possível ocorrência do efeito shedding – a tendência é que a melhora no crescimento dos fios seja cada vez mais evidente. É que nos primeiros meses, a mudança é interna e acontece nos folículos capilares, que são pequenas estruturas no couro cabeludo onde o cabelo cresce, depois que o ciclo de crescimento dos fios reinicia e se reestabelece, aí sim, a melhora passa a ser evidente a olho nu.
Mas vale lembrar que, como outros tratamentos para calvície, os resultados só persistem com a recorrência do tratamento. Ou seja, quando o uso do remédio para calvície é paralisado, os efeitos positivos vão se perdendo com o tempo, podendo se reverter completamente ao final de um ano.
Quais são outros efeitos colaterais do Minoxidil?
Assim como outros medicamentos, o Minoxidil pode ter efeitos colaterais, mas a boa notícia é que eles são raros. Nós detalhamos todos eles em um outro post aqui no blog, que tal ver?
Embora garantimos que tudo o que você lê no Manual de Saúde seja revisado e aprovado por um médico, as informações apresentadas aqui não têm a intenção de substituir o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deve substituir um aconselhamento médico específico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, fale com seu médico.
Minoxidil In Treating Male-Pattern Hair Loss – https://ishrs.org/2012/08/26/effectiveness-of-5-minoxidil-in-treating-male-pattern-hair-loss/
Suchonwanit, P., Thammarucha, S., & Leerunyakul, K. (2019). Minoxidil and its use in hair disorders: a review. Drug design, development and therapy, 13, 2777–2786. https://doi.org/10.2147/DDDT.S214907
Suchonwanit, P., Thammarucha, S., & Leerunyakul, K. (2019). Minoxidil and its use in hair disorders: a review. Drug design, development and therapy, 13, 2777–2786. https://doi.org/10.2147/DDDT.S214907
Jimenez-Cauhe, J., Saceda-Corralo, D., Rodrigues-Barata, R., Hermosa-Gelbard, A., Moreno-Arrones, O. M., Fernandez-Nieto, D., & Vaño-Galvan, S. (2019). Effectiveness and safety of low-dose oral minoxidil in male androgenetic alopecia. Journal of the American Academy of Dermatology, 81(2), 648–649. https://doi.org/10.1016/j.jaad.2019.04.054