Mecanismo de ação da Tadalafila
É importante conhecer alguns conceitos chaves sobre a fisiologia da ereção e ação da enzima PDE5, antes de entender sobre o mecanismo de ação da Tadalafila.
Veja a seguir!
Fisiologia da Ereção
A ereção acontece quando o homem é sexualmente estimulado, ocorrendo sinais nervosos que provocam o relaxamento dos músculos envolvendo os vasos sanguíneos do pênis. Com o relaxamento, ocorre a dilatação das artérias penianas, aumentando o fluxo sanguíneo para o corpo cavernoso. Assim, os espaços de dentro do corpo cavernoso são preenchidos com sangue, resultando na ereção.
Papel da PDE5
Com relação ao papel da enzima PDE5, ela tem a função de degradar o monofosfato de guanosina cíclico (cGMP), que é um mensageiro químico responsável por relaxar os músculos lisos das artérias dos corpos cavernosos.
Vale lembrar que a enzima PDE5 é encontrada no corpo cavernoso do pênis naturalmente, e quando ela está ativa, começa então a “quebrar” o CGMP, revertendo todo o processo de relaxamento muscular e, consequentemente, reduzindo o fluxo sanguíneo para o pênis, resultando na perda de ereção.
Ação da Tadalafila
Assim, finalmente, é hora de falar sobre a ação da Tadalafila no organismo do homem. Ela age de forma seletiva, inibindo a ação da enzima PDE5, ao se ligar às moléculas dessa enzima.
Dessa forma, a medicação bloqueia a ação de PDE5 nos corpos cavernosos, preservando os níveis de cGMP nos tecidos do pênis por um período prolongado. Por esse motivo, é um medicamento amplamente usado para tratar disfunção erétil, sendo considerado também de alta eficácia e segurança ao paciente, segundo pesquisa.
Ação da Tadalafila
Os efeitos do medicamento Tadalafila no corpo duram por um período específico, após a ingestão dos comprimidos. Além disso, é importante saber que ele depende do estímulo sexual. Entenda melhor lendo a seguir.
Estimulação sexual necessária
Vale lembrar que por si só o medicamento Tadalafila não causa ereção automática. A medicação só funciona em resposta ao estímulo sexual, entrando em ação e aumentando o fluxo de sangue para a região peniana.
Duração
Um fator que caracteriza e distingue a Tadalafila dos outros medicamentos é a sua ação prolongada. Enquanto outros medicamentos da classe de inibidores da enzima PDE5 têm curta duração, o Citrato de Tadalafila pode permanecer no corpo agindo por até 36 horas, segundo estudos.
Isso significa que o homem tem maior liberdade em relação à atividade sexual durante esse período. Além disso, é por conta de sua longa duração que a Tadalafila se tornou conhecida como a “pílula do final de semana”.
Também existe a Tadalafila de uso diário. Ao contrário do que citamos acima, essa medicação deve ser utilizada todos os dias no mesmo horário, para que não haja necessidade de uso antes da relação – e isso faz com que o homem não precise se “planejar”.
Somente um médico saberá indicar o melhor medicamento para cada caso, por isso, se estiver interessado em usar a medicação, é importante que passe por uma avaliação médica.
Conclusão
Não deixe de entender mais detalhes sobre o medicamento Tadalafila! Leia também o artigo completo sobre a Tadalafila no Blog MANUAL e mais detalhes sobre como este medicamento pode te ajudar.
Até mais, se cuide!
Bella AJ, Brock GB. Tadalafil in the treatment of erectile dysfunction. Curr Urol Rep. 2003 Dec;4(6):472-8. doi: 10.1007/s11934-003-0029-8. PMID: 14622501.
Khera M, Goldstein I. Erectile dysfunction. BMJ Clin Evid. 2011 Jun 29;2011:1803. PMID: 21711956; PMCID: PMC3217797.
Prasetyo DT, Raharja PAR, Mantiri BJ, Ringoringo DRL, Rahman IA, Felizio J, Tambunan MP, Fadhly SF, Rahardjo HE. Tadalafil Once a Day for Men with Erectile Dysfunction: Is It Superior than On-Demand Administration? Acta Med Indones. 2019 Jul;51(3):275-281. PMID: 31699953.
While we've ensured that everything you read on the Health Centre is medically reviewed and approved, information presented here is not intended to be a substitute for professional medical advice, diagnosis, or treatment. It should never be relied upon for specific medical advice. If you have any questions or concerns, please talk to your doctor.